Dicas
USO DAS CORES
- O uso das cores na pintura permite inúmeras possibilidades para a decoração do seu imóvel. Veja algumas dicas:
- Encurtar o ambiente: para uma sala retangular muito comprida, pinte as paredes menores com uma cor mais escura.
- Alongar ambiente quadrado: aplique cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra.
- Esconder objetos: pinte a parede no mesmo tom do objeto que você que esconder.
- Destacar objetos: aplique uma cor intensa ou contrastante na parede de fundo.
- Rebaixar o teto: pinte o teto com uma cor mais escura do que a das paredes.
- Elevar o teto: pinte o teto com uma cor mais clara do que a das paredes.
- Alargar corredor: pinte as extremidades do corredor (paredes menores) e o teto com uma cor mais escura do que a das paredes que acompanham o sentido do corredor.
- Alongar a parede: nesse caso, é fundamental que a parede seja bicolor, com a divisa entre as duas cores à meia altura (nessa separação, pode-se inclusive aplicar um barrado).
- Na parte de cima da parede, o tom deve ser mais claro do que a cor da parte de baixo.
Encurtar parede: exatamente a situação inversa do item acima. A parte de cima da parede deve ser de um tom mais escuro do que a cor da parede de baixo.
DIFERENÇAS DE TONALIDADE
Existem várias causas que provocam diferença de tonalidade.
Homogeneização deficiente: duas tintas com a mesma cor homogeneizadas diferentemente apresentarão diferença de tonalidade. Certifique-se de que as tintas estejam homogeneizadas adequadamente antes de sua aplicação.
Iluminação do ambiente: duas paredes de um mesmo ambiente, porém com iluminação diferente, apresentarão tonalidades distintas, mesmo sendo pintadas com a mesma tinta, da mesma cor.
Retoques de pintura: frequentemente o retoque da pintura, mesmo quando feito com a mesma tinta, pode provocar uma diferença de tonalidade entre a parte retocada e o resto da superfície. Evite retocar a pintura após 24 horas de aplicação e, quando necessário, repinte toda a superfície (toda a parede, todo o teto etc.).
Tintas da mesma cor, mas de fabricantes diferentes, normalmente apresentam pequenas diferenças de tonalidade. Procure usar tinta de uma só marca em um mesmo ambiente.
ATITUDE SUSTENTÁVEL: EVITAR SOBRAS
Para evitar sobras de tintas, a orientação é a de planejar antes de pintar, ou seja, calcular quanto vai usar de tinta, para a sobra ser a mínima possível. Isso significa adquirir apenas o material necessário, tirando as medidas da área que vai ser pintada antes de comprar ou indicar a quantidade de material que precisa. A regra é: ?medir duas vezes e comprar apenas uma vez?. Se sobrar tinta, nunca se deve descartá-la em bueiros, rios ou no solo. O melhor caminho é reaproveitar, lembrando que tintas similares podem ser misturadas entre si. Ou seja, tintas base água podem ser misturadas com outras tintas base água; e tintas base solvente com outras tintas base solvente.
Da mesma forma, deve ser destacado que, quando se misturam diversas cores, é fácil obter cores escuras, como o cinza ou o concreto. A mistura de diversos tons de branco também é recomendada, já que o resultado final ainda é tinta branca, que pode ser utilizada, por exemplo, como primeira demão de tetos, por exemplo. Outra possibilidade, que é ecológica e socialmente responsável, é doar para alguma associação de bairro, igreja, vizinho ou pessoa que necessite dos produtos. Como último recurso, a sobra de tinta deve ser ?aplicada?, com o auxílio de pincel ou rolo, em jornais ou papéis de embrulho. Depois de seco, esse papel ?pintado? pode ser descartado em lixo comum.
Selecionamos algumas perguntas que passam pela cabeça de quem vai pintar a casa. Confira!
1. A massa, corrida ou acrílica, é obrigatória na hora de pintar?
Nem sempre, porém os profissionais recomendam seu uso para um acabamento perfeito. "Ela nivela a superfície e a deixa mais lisa, sem defeitos", diz Alex Mineto, gerente de pesquisas da Hydronorth.
2. O clima interfere no resultado da pintura?
Não é bom pintar quando os termômetros estiverem marcando menos de 10 °C ou mais de 35 °C. "Em dias chuvosos, nem mesmo os espaços internos devem ser pintados, porque a alta umidade do ar retarda a secagem", alerta Benito Berretta, diretor de marketing da AkzoNobel.
3. O vento ajuda a secar ou é inimigo?
Ele costuma trazer poeira, que impregna na pintura e a estraga. "A secagem ao vento pode provocar bolinhas, ainda", adverte o pintor Paulo Gomes. Evite pintar a fachada se houver ventania e, no caso de áreas internas, feche as janelas que produzem corrente de ar.
4. É preciso força ao deslizar o rolo contra a parede?
Não. A pressão tem de ser equilibrada o suficiente para o rolo liberar a tinta. "Se você comprimir demais, o líquido pode escorrer e prejudicar o acabamento", explica Ricardo Martins de Sá, professor de pintura do Senai.
5. Pode-se retocar a pintura em caso de danos?
Sim, mas o resultado nem sempre será perfeito. Os retoques se tornam mais difíceis nos seguintes casos: se a última demão tiver sido aplicada há mais de 24 horas (ou seja, já estará completamente seca), se a coloração da tinta for muito intensa ou se o acabamento for brilhante. "Nessas situações, será obrigatória uma nova demão na parede toda", esclarece Thais Silva, da Suvinil.
6. Cores intensas, como laranja e vermelho, pedem mais demãos?
"Sim, devido aos pigmentos que as compõem", afirma Thais Silva, da Suvinil. Ela conta que a qualidade da cobertura depende do brilho da tinta, da diluição correta, do utensílio usado na aplicação e da técnica do pintor. No caso de tons fortes de laranja e vermelho, vale aplicar um fundo preparador cinza-claro, "que contribui para a obtenção de uma boa cobertura com menos demãos", completa.
7. Como aplicar pintura laqueada em móveis usados?
Primeiro, trate de lixar bem a peça para remover imperfeições. Limpe a superfície e, depois, pinte-a de branco ? assim, a cor final terá maior aderência. O próximo passo é aplicar a laca na cor que preferir, seja na versão acetinada, seja na alto brilho. O produto em spray facilita o processo. Por fim, quando o móvel estiver seco, verifique se o resultado ficou como desejado ou se será necessário passar outra demão. Consultoras: arquiteta Danielle Cortez e designer de interiores Natália Meyer; e arquitetas Mariana Mattos e Fernanda Mattos.
8. Como pintar uma casa de madeira?
Antes de iniciar o serviço, é preciso preparar as paredes. ?Com lixa grossa (nº 120), elimine uma possível cobertura anterior. Depois, para alisar a superfície, repita o trabalho com lixa fina (nº 220) e remova o pó?, ensina Agnaldo Orbem João, da Construtora Kürten, de Curitiba. Se houver imperfeições, corrija-as com massa para madeira, espere duas horas e lixe. Em seguida, passe de duas a quatro demãos de fundo preparador, que garantirá melhor aderência da pintura. Segundo Alan Souza, da Tintas Iquine, são dois os tipos de tinta indicados: o esmalte à base de água, que deve ser aplicado com rolo de lã, e o sintético, que pede rolo de espuma.
9. Qual o produto indicado para a limpeza de rejunte? Pintar resolve?
Pintar não soluciona o problema e, com o tempo, a tinta tende a descascar. Para manter o rejunte limpo, providencie produtos específicos para remover limo e detergentes biodegradáveis. O uso de escova com cerdas plásticas ajuda na remoção da sujeira, indica William Medeiros, gerente de produto da Gyotoku.
10. Qual a tinta apropriada para aplicar sobre o azulejo?
Como ela deve ser superaderente, os fabricantes aconselham a epóxi. Siga as orientações dadas na embalagem do produto, como a preparação adequada da superfície para receber as demãos de tinta.
1. Faça testes
Depois de escolher o tom mais próximo do que você imaginou para a parede, pinte uma pequena área e deixe por uns dois dias. Você vai ver como a cor reage aos diferentes tipos de iluminação, tanto artificial quanto natural, e às cores do seu mobiliário.
2. O truque do W
Para conseguir um resultado homogêneo e com boa cobertura da cor, um grande truque é pintar um grande ?W? na parede. Depois, pinte normalmente a área até cobrir a letra. Isso fará com que você use a quantidade ideal de tinta em toda a extensão, sem deixar a cobertura fina ou grossa demais.
3. Misture tintas da mesma cor
A área é grande e você vai precisar de mais de uma lata de tinta? Então, misture os galões em um outro recipiente. Isso porque tintas da mesma cor, mas de lotes diferentes, podem ter pequenas variações em seu tom, então a mistura garante uma cor mais consistente.
4. Item importante: vaselina
Quando for pintar as portas, use vaselina líquida em todas as dobradiças. Isso fará com que elas fiquem oleosas e protegidas da tinta.
5. Primer branco nem sempre é o melhor
Se você for pintar a parede com uma cor escura, use um primer (tinta especial para preparação de superfícies) em um tom próximo. Ele ajudará você a alcançar a melhor cobertura com uma menor quantidade de camadas de tinta.
6. Nada de cheiro forte
Se você é do time que odeia aquele cheiro forte da tinta e fica semanas com dor de cabeça, uma solução é adicionar duas gotinhas de extrato de baunilha em cada galão de tinta. Isso trará um aroma mais agradável para o cômodo que você vai pintar.
Tem horas que a gente quer mudar a sala, o quarto, o banheiro, a área externa da casa, mas não faz ideia do que fazer. Que tal dar uma cor diferente ao ambiente?
A atriz Pâmela Tomé deu uma repaginada em um espaço onde a graça é uma mesa de ping-pong. As paredes todas brancas precisavam de vida. Pâmela contou com a ajuda da especialista em cores Ana Kreutzer, que deu várias dicas mara.
Quando se pensa em crianças, o primeiro cômodo que vem à cabeça na hora da decoração é o quarto infantil. Porém, elas passam muito tempo em outros ambientes da casa, que podem ser aproveitados para estimular diversas sensações. A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento Premium, preparou sugestões para te inspirar no momento da escolha das cores de cada cômodo para estimular os pequenos:
Quarto infantil: o clássico rosa para meninas e azul para meninos apresentam cada vez menos adeptos. Já as tonalidades de cinza têm sido cada vez mais pedidas nestes cômodos delicados e multifuncionais. Tons como verdes, amarelos e laranjas dão a cara desta nova geração. Além disso, outras composições mais universais e sem gênero encontram mais espaço, por exemplo, as cores Geleiras (azul) e Pólen (amarelo).
Brinquedoteca: local de descobertas para crianças e bebês, onde eles passam o maior tempo se desenvolvendo, por isso, uma sugestão é estimular a criatividade. A indicação é o laranja Papoula, que além de ajudar a explorar o potencial da criança deixa o ambiente alegre. Este tom pode ser combinado com o azul Apatita, que ajuda a complementar e balancear o ambiente, estimulando a meditação e equilíbrio mental, além de trazer ousadia e sofisticação. Uma parede lousa no ambiente é uma ótima pedida para incentivar crianças que estão começando a desenhar e escrever.
Sala de estar: é o principal espaço de convívio entre os moradores e onde geralmente a família se reúne para conversar ou assistir televisão. Os tons cinzas são perfeitos para transmitir tranquilidade e neutralizar o ambiente, além de dar ênfase a objetos mais personalizados, como: quadros, almofadas e outros elementos coloridos. Os tons Elefante e Crômio são duas ótimas opções, além do queridinho efeito concreto, feito com o produto Suvinil Efeito Mármore na cor Prata Envelhecido.
Cozinha: também é um ambiente estimulante e alegre. É o cômodo mais movimentado da casa e outro importante local de confraternização. Para incentivar o interesse das crianças em pratos variados, a indicação é usar cores vibrantes nos móveis, armários ou mesmo nas paredes. O objetivo é que as cores lembrem diferentes alimentos, como o Vermelho-amor, cor de maçã, o verde Samambaia, tom de verduras, e o laranja Papoula, tonalidade que faz referência à cenoura.
A estação mais quente do ano invade as casas com cores que trazem sensações de leveza e frescor. Investir em tonalidades mais neutras com variações de azuis e verdes podem levar mais equilíbrio e fluidez aos espaços neste verão. Por isso, a Suvinil preparou algumas dicas de cores refrescantes para receber as altas temperaturas desta época do ano.
Os ambientes podem ganhar um ar mais descontraído com tonalidades naturais de verdes, cor universal do equilíbrio. Brincar com variações do verde temperado Verdite ou do tom aquático Água-marinha cria uma atmosfera tranquila, equilibrada e, ao mesmo tempo, quebra a monotonia do ambiente.
As diferentes tonalidades de verdes também estão presentes nos jardins verticais. Esta opção é bem-vinda para proporcionar mais refrescancia e tranquilizar as emoções. Vasos de plantas podem ser pendurados nas paredes e harmonizados com tons contrastantes, como Nozes e Lenha.
Já os azuis conseguem levar mais leveza e frescor aos espaços. Pintar uma parede com a cor Estação das Chuvas e combiná-la com o neutro Crômio, por exemplo, promove a diminuição do estresse e transmite paz e equilíbrio ao cômodo. Em ambientes para relaxar, o azul pode, ainda, estimular a meditação e incentivar o sono.
Para facilitar a escolha da cor para cada ambiente, a Suvinil oferece o aplicativo Simulador Suvinil. A ferramenta disponibiliza 1,5 mil opções de cores da marca para simular a pintura em espaços reais, baseado em fotografia, com a facilidade de pintar com apenas o toque do dedo.
O quarto dos integrantes mais novos da casa tendem a ter mais detalhes e misturas de cores e objetos na decoração. Porém, na hora de vender um imóvel, o ideal é que ele esteja o mais neutro possível para agradar a diferentes gostos e ressaltar os pontos mais fortes do ambiente. Para ajudar nesta tarefa, a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento Premium, preparou algumas dicas simples, mas que fazem a diferença durante a visita de um possível comprador. Confira abaixo:
Avalie se há a necessidade de reorganizar o quarto. Mudar os móveis de lugar é uma ótima alternativa para dar outra cara ao ambiente;
Caso tenha papel de parede, retire-o e pinte as paredes com uma cor neutra. A sugestão é utilizar um tom off-white, uma variação do branco que ajuda a ampliar o espaço;
Os armários de cor clara dão a sensação de amplitude ao cômodo, caso o seu armário seja escuro, uma ótima alternativa é pintá-lo;
A iluminação é uma boa pedida para deixar o quarto mais espaçoso, opte por luzes brancas no teto e amarelas no criado-mudo;
Colocar um quadro ou uma almofada colorida dá um toque alegre ao ambiente. Caso prefira, faça um pequeno grafismo colorido na parede, a dica é que seja do tamanho de um quadro pequeno;
Para finalizar, aposte em uma cortina de tom claro para dar leveza ao espaço.
Confira mais dicas para acelerar a venda do seu imóvel na web série sobre Home Staging em parceria com o Zap em Casa: https://www.youtube.com/watch?v=l8GY8w29yXo.
Para mais informações sobre decoração, acesse: www.suvinil.com.br
Sobre a Suvinil
A Suvinil é a marca de tintas imobiliárias premium da BASF e lidera a participação no segmento. Hoje, a marca tem uma estratégia de negócio consistente, pautada em relacionamento com clientes, inovação e fortes investimentos. Adquirida em 1969 pela BASF, que entrava no ramo de tintas globalmente, a Suvinil possui mais de 50 anos de boas práticas, que resultaram numa completa linha de produtos constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. Seu portfólio, produzido nas fábricas instaladas em São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), atende todo o mercado nacional e é exportado para Paraguai, Venezuela, Cuba, Bolívia e alguns países da África.
Sobre a BASF
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de ? 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br
Se você não aguenta mais entrar em casa e dar de cara com os mesmos móveis, o mesmo tapete, a mesma cortina, é hora de transformar a sua casa. E para isso não é preciso gastar uma fortuna em decoração. Com algumas latas de tinta e um pouco da criatividade, sua casa pode sofrer uma transformação radical.
Na hora de construir ou reformar, uma das tarefas mais difíceis é escolher a cor certa de tinta para pintura de parede. Todas as cores são bem-vindas, desde que tragam equilíbrio ao ambiente. Para escolher a cor certa para as paredes da casa, confira algumas orientações que podem ajudar.
Aproveitando os efeitos das tintas
Assim como acontece com as roupas, a cor das paredes também influencia no tamanho real do cômodo. A cor transforma os ambientes, ela pode ser utilizada para dar a sensação de que eles são maiores, menores, mais altos, mais baixos, mais largos ou até estreitos.
Não é apenas na sensação de espaço que as cores interferem. No caso das paredes, elas são capazes de mudar a forma como nos sentimos em um ambiente. As cores influenciam no nosso humor, estado de espírito e concentração, além de estimular sensações como o prazer e o sono.
Dependendo da cor de tinta utilizada, é possível deixar um ambiente mais alegre, descontraído, aconchegante, mais sério. Mas elas devem ser pensadas de acordo com o ambiente, e sua finalidade. Por isso, nada mais sensato do que definir cores distintas para cada parte da casa.
Mais espaço: Se o seu problema é espaço, tire proveito do truque das cores claras. Bastam algumas pinceladas para ter a ilusão de que o ambiente é maior. E nada de limitar-se ao branco. Amarelo, palha, e tonalidades claras de todas as cores são válidas. A única regra é que a cor lhe transmita conforto. Além disso, os tons suaves são mais fáceis de combinar e nunca saem de moda. Eles ainda podem ser combinados com cores mais fortes e alegres, trazendo equilíbrio e movimento aos ambientes.
Encurtar o ambiente: Para um ambiente retangular muito comprido, uma dica é pintar as paredes menores com uma cor mais escura. A sensação é de que o caminho de uma ponta a outra será percorrido em menos tempo.
Alongar o ambiente: Em um ambiente quadrado, a sensação de espaço aumenta se for aplicada uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente para outra
Teto: Para locais em que o teto é muito alto, pintá-lo com uma cor mais escura contribui para criar uma sensação de aconchego e aproximação em relação a quem está em pé no corredor.
Objetos: Para ?esconder? os utensílios pendurados, como um relógio ou quadro, deve-se pintar a parede do mesmo tom do objeto. Já se a intenção for ressaltá-lo, a tinta precisa ter uma cor intensa e contrastante para deixar o objeto mais destacado
Escolhendo as cores para cada ambiente
Os quartos, por exemplo, são ambientes de descanso e relaxamento, por isso pedem cores mais relaxantes, suaves e tons pastéis. O branco é a opção mais tradicional, mas pode ser misturado a cores leves. As paredes claras facilitam a combinação com outras cores e ressaltam os objetos de decoração.
A sala de estar precisa ser um lugar aconchegante, o espaço ideal para reunir toda a família e receber as visitas. Prefira as cores mais vibrantes e alegres. Evite usar cores fortes juntas. Se pintar uma parede usando uma cor forte, compense as outras com uma cor mais clara. Aposte também na composição de tons, utilize apenas uma cor e varie seus tons mais claros com os mais escuros.
A pintura de cozinha precisa passar a ideia de limpeza, mas não precisa ser sem graça. Detalhes em cores fortes como vermelho, laranja e amarelo tem efeito estimulante, elas aguçam a fome. A cozinha fica ainda mais viva se receber bastante luz natural.
Na pintura de banheiro, fuja das cores escuras. O branco transmite uma sensação de higiene e limpeza, mas não é a única alternativa.
Os cômodos usados como local de estudo ou trabalho precisam ser bem iluminados, evite cores escuras ou berrantes.
Se você ainda tiver dúvidas, as lojas especializadas já contam com recursos que podem facilitar a escolha. Além dos catálogos de cores, existem simuladores onde o cliente pode criar diferentes combinações de cores para paredes de qualquer cômodo.
Faça sempre um teste de cor em uma das paredes antes de começar a pintura, algumas tintas podem mudar de cor depois de secas.
Mais importante do que seguir modismos, regras para melhor aproveitar o espaço, ou manter o equilíbrio do ambiente, é escolher uma cor que você goste.
Como repaginar o banheiro sem quebra-quebra
Quando pensamos em repaginar o banheiro, o que vem à cabeça é a necessidade de quebrar azulejos, trocar armários e gastar um valor exorbitante para isso. Porém, é possível mudar a decoração deste ambiente sem quebra-quebra e, o melhor: sem impactos no orçamento ao final do mês. A Suvinil, marcas de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento premium, preparou 5 dicas para ajudar você nesta tarefa! Confira abaixo:
1. Defina o que será mantido no banheiro, o que será modificado e se há necessidade de comprar algo para a nova decoração, por exemplo, os azulejos e paredes serão pintados? É possível renovar aquele móvel antigo? Será necessário comprar um espelho novo ou um objeto para ajudar na organização do banheiro?
2. Decida quais locais que serão pintados. Se a escolha for do azulejo do box, que terá contato com água, opte por um epóxi à base solvente, como o Suvinil Sistema Epóxi, e a ajuda de um profissional. Certifique-se de que o produto escolhido é o mais indicado para o local da pintura.
3. No momento de escolher as cores, defina a sensação que se deseja ter naquele ambiente. Para transmitir relaxamento, opte por azuis mais escuros e acolhedores como o Oceano Pacífico, Índigo Blue ou Baile de Máscaras. Se o objetivo é ser mais ousado, escolha um tom violeta como o Beterraba ou Jardim de Azaleias. Para quem busca inspiração e alegria, nada melhor que um laranja vibrante, como a cor Papoula ou General. Já para os que gostam de sofisticação, as tonalidades neutras são ótimas pedidas, como o cinza Crômio ou Elefante e o Mar Profundo.
4. Se o objetivo é deixar o ambiente mais delicado, uma opção é colocar nichos em uma das paredes e preencher o fundo com uma cor mais delicada, como Flor de Manjericão ou Vinícola. Complemente a decoração com um vasinho de suculenta dentro do nicho para dar um toque de vivacidade ao banheiro.
5. Se o armário já saiu de moda, ao invés de trocá-lo, pinte com outra cor. Tons vibrantes são ótimas opções para contrapor uma parede neutra, como o Amarelo-bandeira e Vermelho-amor. Com a sobra de tinta, você pode ainda pintar a caixinha de remédios ou organizadoras e usá-las para compor o ambiente.
Caso tenha dúvidas no tom correto para o ambiente, conte com a ajuda do Kit Teste Sua Cor e aplicativos, como o Guia Suvinil, que auxilia em todo o processo de pintura, desde a definição do produto mais indicado à localização da loja mais próxima que tem a opção escolhida. Para mais informações sobre cores e pintura, acesse: www.suvinil.com.br
Quanto mais moderno e atual ele estiver, mais fácil será passar uma boa impressão da casa ao possível comprador. Para ajudar a transformar o banheiro antigo, a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento Premium, preparou algumas dicas simples, mas que fazem a diferença na hora de vender a casa. Confira abaixo:
? O primeiro passo é organizar os objetos de uso pessoal, use uma caixinha para guardá-los;
? Caso o teto tenha sinais de mofo, a dica é primeiro trata-lo e depois pintá-lo de branco para transmitir a sensação de limpeza ao ambiente. Aproveite para pintar portas e armários/gabinetes com a mesma tonalidade, é uma ótima forma de dar um novo ar ao ambiente;
? Se o azulejo for muito antigo, a sugestão é escolher uma cor neutra para dar leveza ao cômodo. Use uma tinta específica para a superfície;
? Outra opção para modernizar o banheiro é trocar os toalheiros e a porta do box por novos;
? Para finalizar, tenha certeza que as torneiras e registros não estão pingando.
Confira mais dicas para acelerar a venda do seu imóvel na web série sobre Home Staging, em parceria com o Zap em Casa, no You Tube.
Para mais informações sobre decoração, acesse: www.suvinil.com.br
Sobre a Suvinil
A Suvinil é a marca de tintas imobiliárias premium da BASF e lidera a participação no segmento. Hoje, a marca tem uma estratégia de negócio consistente, pautada em relacionamento com clientes, inovação e fortes investimentos. Adquirida em 1969 pela BASF, que entrava no ramo de tintas globalmente, a Suvinil possui mais de 50 anos de boas práticas, que resultaram numa completa linha de produtos constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. Seu portfólio, produzido nas fábricas instaladas em São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), atende todo o mercado nacional e é exportado para Paraguai, Venezuela, Cuba, Bolívia e alguns países da África.
Sobre a BASF
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de ? 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.
Uma casa com cor é uma casa com personalidade. As cores impressionam e provocam emoções fortes, precisamente porque cada uma tem um significado particular, diferenciando-a claramente das outras. Conheça os perfis personalizados de cada cor, para poder escolher a melhor para as várias divisões da sua casa.
VERMELHO VIVO
A cor da paixão e das emoções mais intensas, o vermelho é, acima de tudo, revigorante. Confere energia e estímulos positivos a qualquer ambiente, sendo, por isso mesmo, uma das cores indicadas para o quarto de um casal. Com um tom mais escuro, confere ao espaço um ar sensual, quente e acolhedor; para conseguir um ambiente mais feminino ou romântico, opte por um tom mais claro, a fugir para o rosa. O vermelho é ainda uma boa opção para um escritório. Para além das energias positivas que emana, é também a cor da ambição.
VERDE VIBRANTE
O verde é, sem dúvida, a cor da fertilidade, da natureza e do crescimento. A sua proximidade com os recursos naturais confere-lhe características poderosas como a renovação e a regeneração. Neste sentido, funciona perfeitamente quando utilizado num escritório. Considerada a cor que é mais agradável para a vista, traz paz e segurança. Um calmante natural que ajuda a relaxar e a aliviar a exaustão, o verde é o nosso melhor amigo no fim de um dia cansativo, por isso, aplique-o na sala de estar, no quarto ou até na casa de banho.
AZUL ADORÁVEL
Para além de ser a cor da tranquilidade, o azul transmite seriedade e confiabilidade. Com uma mistura de misticismo e de devoção, um espaço azul é excelente para a meditação e para a busca de inspiração. Purificante e gerador de um bem-estar generalizado, as suas vibrações frescas relaxam os músculos, acalmam a mente, diminuem a ansiedade e estimulam o sono ? ideal para uma casa de banho, sala de estar ou qualquer quarto, até de um bebé. O azul é ainda uma cor que suprime o apetite, por isso, se sempre sonhou com uma cozinha ou sala de jantar azul, talvez seja melhor reconsiderar.
LARANJA LIBERTADOR
Diz-se que o laranja é a cor da comunicação: fomenta o optimismo e a confiança, fazendo crer que tudo é possível. Aplicado num escritório, apresenta forças positivas como a energia, a criatividade, a motivação e a prosperidade. Simultaneamente estimulante e relaxante, num quarto, o laranja pode ser acolhedor durante a noite e ser a inspiração perfeita para saltar da cama de manhã. A cor laranja é a solução ideal para divisões com pouca luz. Impulsiona a sociabilidade, a tolerância e a espontaneidade, sendo assim uma alternativa original para fugir aos habituais azul e cor-de-rosa nos quartos dos miúdos. Um toque de laranja na sala de jantar ou na cozinha é o ingrediente perfeito para abrir o apetite!
CASTANHO CHIQUE
Muito quente e raramente agressivo, o castanho surge como uma cor neutra, passível de ser combinada com um sem número de tons distintos. A sua suavidade, aliada a valores como a simplicidade, robustez, conforto e confiança, fazem deste um tom que goza de múltiplas aplicações. O castanho é uma cor que se adequa a qualquer espaço, porém, e enquanto homenagem à amizade e às relações sólidas, pode e deve ser visto nas entradas, nas salas de estar e de jantar.
AMARELO ADMIRÁVEL
Aclamada a cor do sol, o amarelo gera calor e vida. É o tom mais associado à alegria e tem características muito positivas: anima, encoraja e é extremamente optimista! Pode, por isso mesmo, ser perfeita para um quarto, em tons mais suaves; ou para uma casa de banho, em tons mais vibrantes, para ajudar os dorminhocos a enfrentar cada dia com muita energia. Enquanto cor da luz, é aconselhada para qualquer ambiente social, como a cozinha, a sala de estar ou de jantar; e milagrosa quando aplicada a divisões mais escuras. O amarelo representa a inteligência e a sabedoria, estimula a atividade mental e a criatividade, sendo ainda uma boa opção para o escritório.
PÚRPURA PERFEITO
Cor da realeza e da espiritualidade, o púrpura remete para o mistério e para a meditação. Considerada uma cor purificante, é o equilíbrio perfeito entre a inteligência e a compreensão, a sensibilidade e a espiritualidade, o sonho e a realidade. O púrpura exprime proteção e luxo, por isso, pode ser uma boa escolha para a sala de estar. É ainda uma cor com muita força, que estimula a criatividade, daí que possa ser utilizada nos quartos de crianças ou adolescentes.
BRANCO BELO
O branco é a mistura de todas as cores, mas ganha a sua própria identidade ao assumir contornos de pureza, simplicidade e paz. É extremamente positiva, na medida em que estimula o bem-estar e a imaginação. Declarada a cor do amor divino e da inocência, é muitas vezes considerada perfeita. Purifica e limpa tudo o que toca, estando intimamente ligada ao espaço e à liberdade. O branco é assim perfeito para "aumentar" qualquer divisão da casa e combina com absolutamente tudo!
PRETO PODEROSO
Oposto do branco, o preto define-se por "ausência de cor", uma vez que absorve todas as outras. Mesmo assim é o expoente máximo da elegância: pode ser educadamente discreto ou poderosamente vistoso. Pode ser sóbrio, mas ninguém lhe tira o charme, o mistério e a curiosidade que o envolvem constantemente. Dois lados da mesma moda que ficam bem em qualquer canto da casa, adaptando e transformando qualquer peça, de qualquer cor.
CINZA CLÁSSICO
Diz-se que é o novo preto e pode bem ser dada a sua versatilidade, qual camaleão. Como os seus congéneres branco e preto, é uma cor neutra, mas nunca passa despercebida. Sofisticado e envolvente, o cinza dá-se bem com quase todas as cores, sendo uma aposta arrojada para qualquer parte da casa, incluindo o quarto. Isto porque o cinza até ajuda a combater as insónias.
CURIOSIDADE COLORIDA
Um estudo efetuado pelo psicólogo J. Bamz vai ainda mais longe ao associar a idade às escolhas de cor: o vermelho está associado ao período entre o 1 e os 10 anos de idade, fase do rebuliço e da espontaneidade; o laranja está relacionado com a fase entre os 10 e os 20 anos, que corresponde à idade da imaginação, do entusiasmo e da aventura; o amarelo é associado ao período entre os 20 e os 30 anos de idade, uma fase que compreende força, poder e vaidade; o verde corresponde ao período entre os 30 e os 40 anos, uma idade que remete para a diminuição da energia juvenil por um lado e uma crescente tranquilidade por outra; o azul está ligado à fase dos 40 aos 50 anos, uma idade onde reina a inteligência e a reflexão; o púrpura caracteriza as idades entre os 50 e os 60 anos, com destaque para valores como a sensatez, espiritualidade e ordem; por fim, o roxo está relacionado com aqueles que têm já mais de 60 anos, ou seja, a idade da sabedoria, da experiência e da bondade.
Quando o imóvel é alugado, o investimento costuma ser menor, principalmente se levar em consideração que a na devolução será necessário entregá-lo como o encontrou. Porém, a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento Premium, preparou algumas dicas para deixar o alugado com a sua cara sem gastar muito.
O ?Do It Yourself? vem trazendo um novo olhar para quem quer decorar o ambiente de forma rápida e com baixo custo. Com esta técnica, pintar as paredes passou a ser uma tarefa simples e divertida para renovar a casa. A tinta Suvinil Fosco Completo, por exemplo, é uma ótima opção para esta prática: cobre mais com menos demãos, não revela imperfeições na superfície, não tem cheiro e praticamente não respinga.
Outra dica para os espaços alugados é investir em objetos multifuncionais que possam ser levados para outros ambientes. Neste contexto, as cores podem trazer mais personalidade aos baús, cadeiras e estantes. Opte por tonalidades mais vibrantes, como o amarelo Mostarda Dijon ou Azul-royal. Essas cores podem ser combinadas com tons mais neutros, como o Areia do Deserto ou Lenha, que dão um toque aconchegante ao cômodo.
Para os mais clássicos, a sugestão é investir em combinações com uma paleta mais terrosa. A mistura do tom Choconhaque com Allure transmite a sensação de leveza e tranquilidade ao ambiente. Já se o objetivo é deixar o ambiente mais relaxante, a dica é misturar um cinza com um tom claro de azul, como o Estação das Chuvas.
A pintura é sempre uma opção muito vantajosa, pois ajuda a renovar ambientes e tem um ótimo custo-benefício. Caso a preocupação seja ter que entregar o imóvel como o encontrou, a Suvinil indica o produto Maxx Rendimento, que pinta até 500m2 por demão, o equivalente à pintura de uma demão de um apartamento de 120m², levando em consideração paredes e teto.
Na hora de decorar um ambiente pequeno, surgem muitas dúvidas. Elementos como iluminação, cores e disposição dos móveis podem passar sensações de amplitude e leveza ao espaço, mesmo com poucos metros. Por isso, a Suvinil separou algumas dicas para deixar este desafio mais fácil.
1. Para uma decoração mais clássica, a dica é investir em tons neutros nas paredes e na mobília. Cores como Areia do Deserto ou Crômio, por exemplo, transmitem a sensações de leveza e amplitude.
2. Investir em iluminação em espaços com pouca luz contribui para uma maior visibilidade do ambiente. Luzes brancas são geralmente mais duras e mais indicadas para ambientes coorporativos ou comerciais. Para uma sensação mais confortável, vale utilizar lâmpadas de tom amarelado em locais pontuais, como luminárias ao lado de poltronas e camas.
3. Tonalidades escuras também podem colaborar na decoração de espaços pequenos e descontraídos. Neste caso, as cores mais terrosas e vibrantes podem ser usadas em uma parede do ambiente, harmonizando com tons neutros nas outras superfícies. Pintar uma parede de um corredor que continua para a sala, por exemplo, amplia a sensação de comprimento desse espaço. Para este efeito, uma dica é usar na superfície menor a cor Allure e na maior a Choconhaque. Além das paredes, estas combinações são perfeitas para os móveis ou almofadas.
4. Alguns elementos são peças-chave para compor a decoração de um ambiente com poucos metros, por isso, aproveite objetos para complementar o ambiente:
- Usar espelhos na decoração, ajuda a dobrar a profundidade do espaço.
- Móveis funcionais são ótimos para ganhar mais espaço no cômodo. Os sofás-camas, poltronas com baú e escada com estantes são exemplos de mobílias versáteis e deixam o ambiente mais leve e organizado.
- Janelas mais aparentes trazem iluminação natural ao ambiente, transmitindo a sensação de um lugar maior e mais clean.
5. Outra dica para dar outra vida a decoração é compor o ambiente com jardins verticais. Os vasos de plantas podem ser pendurados nas paredes com ganchos e harmonizados com tons quentes e contrastantes com os verdes, como Nozes e Sorvete De Mamão.
Repintar objetos de madeira do dia a dia pode ser uma tarefa simples e dar outra vida à decoração. O ?faça você mesmo? é uma opção cada vez mais usada pelas pessoas que querem transformar peças de forma divertida e econômica. Por isso, a Suvinil dá algumas dicas para modificar madeiras por meio da pintura.
Para ambientes externos, mudar a cor dos portões, janelas e cercas pode ser um diferencial. Em áreas internas, as madeiras conseguem dar um toque diferente na decoração, a sugestão é destacar as portas, balcão da cozinha, armários e estantes com uma cor vibrante para uma decoração mais alegre e divertida.
Passo a passo para pintar a madeira:
Antes de iniciar a pintura, coloque roupas confortáveis. Opte por camisas de mangas compridas e não se esqueça dos óculos para proteger os olhos;
Se a pintura for em um móvel, opte por fazê-la em um local arejado. Forre o chão com jornal, lona ou papel específico para proteger dos respingos;
- Lixe a superfície respeitando o sentido dos veios da madeira, para que ela fique lisa e uniforme até que seja removida toda a tinta antiga ou brilho;
Passe um pano úmido no material para retirar o pó após o lixamento;
- Caso haja desnível na madeira, aplique com uma espátula o Suvinil Massa para Madeira para deixá-la uniforme;
- Aguarde secar por 2 horas e aplique a segunda demão do produto;
- Após o tempo de secagem de 4 horas, lixe a madeira;
- Aplique uma demão do Suvinil Seca Rápido ? Esmalte Acetinado Base Água na cor desejada;
- Após duas horas de intervalo, aplique a segunda demão e aguarde o tempo de secagem indicado na embalagem.
Dica: para uma madeira nova, o indicado é utilizar o Suvinil Fundo Seca Rápido após a massa corrida. Esse procedimento melhora a absorção da tinta. Já para quem prefere um acabamento fosco pode optar pelo Suvinil Fundo Branco Fosco e finalizar a pintura com o Suvinil Cor e Proteção na cor desejada.
Como aplicar as cores?
A combinação de cores em um ambiente é definida de acordo com a sensação que se quer passar no cômodo, reforçando o estilo e personalidade do morador. Para os mais clássicos o indicado é usar tonalidades neutras, como o Allure ou Creme de Milho, que passam a sensação de suavidade.
Para contrapor os tons neutros, a sugestão é combiná-los com cores terrosas ou vibrantes como o Telha Nova e Papoula. Usar variações dos mesmos tons também é uma ótima pedida.
Para ajudar na escolha da tonalidade, a Suvinil oferece o kit Teste Sua Cor, que está disponível em duas ou quatro cores nas mais de 1.500 tonalidades do leque da marca. Para obter a cor desejada, é importante testar o tom no ambiente escolhido, observando-o nas três luzes do dia (manhã, tarde e noite).
Na hora de anunciar um imóvel para venda ou aluguel, pensar em formas para valorizá-lo e causar uma boa impressão a potenciais compradores é muito importante. Para ajudar nessa tarefa, a Suvinil oferece dicas para uma boa pintura, que é uma solução econômica e faz toda diferença na aparência da casa.
Uma das formas de atrair possíveis interessados e se destacar entre os anunciantes é apostar em cômodos claros, que transmitam uma sensação de limpeza e amplitude. Tons neutros como Areia do Deserto e Copo de Leite são ótimos para surpreender o interessado.
A pintura também pode ser uma opção para dar uma outra cara aos azulejos. Para quem precisa de uma solução rápida e quer evitar o quebra-quebra, o Suvinil Banheiros e Cozinhas pode ser uma ótima alternativa para renovar os cômodos.
Já na área externa, a dica é investir em uma fachada bem cuidada, pois será a primeira impressão que o possível comprador terá da casa. O Suvinil Sempre Nova, com sua tecnologia de nanopartículas que repele sujeira, ajuda a manter a fachada sempre limpa e renovada.
A pintura é sempre uma opção muito vantajosa, pois ajuda a renovar ambientes e repaginar toda a casa, sem precisar gastar muito. Conte com ferramentas que ajudem a escolher o melhor produto e a quantidade correta, como aplicativos e sites.
A escolha da tinta deve ter como primeiro critério a superfície onde será aplicada: alvenaria, metal ou madeira. O segundo critério básico é o local onde será aplicada: interior ou exterior do imóvel e o tipo de cômodo.
Após a definição do local, é importante verificar se a tinta atende às especificações mínimas determinadas pelas normas técnicas brasileiras. Esse é o melhor critério técnico para saber se uma tinta tem padrões mínimos de qualidade. Vários fabricantes de tintas participam do Programa Setorial da Qualidade ? Tintas Imobiliárias, ligado ao PBQP-H do Ministério das Cidades, que tem como objetivo melhorar a qualidade das tintas no mercado brasileiro. Esses fabricantes estão comprometidos em fabricar seus produtos com a qualidade exigida por estas Normas.
Os participantes do programa podem ser conhecidos em www.tintadequalidade.com.br, onde também podem ser encontradas dicas de pintura, simuladores de ambiente e outras informações.
Ferramentas para pintura
Todo o trabalho de pintor precisa de ferramentas para pintura e alguns acessórios.
Aguarrás de boa qualidade
Escada
Fita crepe
Caçamba
Pincéis, Rolos e Trinchas
Lonas plásticas
Lixas para ferro e madeira.
Panos
Produtos de limpeza tipo multiuso
Jornais para proteção da superfície dos móveis
Pano e estopa para limpeza
Thinner
Ferramentas para pintura:
Pincel/Trincha
- Utilização:
Aplicação de esmaltes, tintas, vernizes e complementos.
- Limpeza:
Tire o excesso com papel ou jornal.
Lave com solvente ou thinner e, em seguida, com água e sabão ou detergente
Dica
Thinner ?
Uma pergunta corrente é se o thinner pode ser usado como o diluente das tintas esmalte, tinta a óleo ou vernizes?
Não, o uso do thinner como solvente para estas tintas pode causar problemas estragando todo o trabalho.
Rolo de lã para epóxi>
- Utilização:
Aplicação de tintas à base de resina epóxi
e acrílioa acetinada e semibrilho.
Limpeza tintas acrílicas:
Lavar com água e sabão ou detergente.
Limpeza tintas epóxi:
Diluente para epóxi.
Rolo de espuma rígida
- Utilização:
Aplicação de acabamentos texturizados.
- Limpeza:
Lavar com água e sabão ou detergente.
Desempenadeira de aço
- Utilização:
Aplicação de massa corrida e massa acrílica em grandes superfícies.
- Limpeza:
Tirar o excesso de massa com uma espátula, lavar com água e enxugar logo a seguir para evitar ferrugem.
Bandeja ou caçamba
- Utilização:
Apoio ao rolo de pintura, facilitando sua molhagem e, assim, a aplicação do produto.
- Limpeza:
Tirar o excesso e lavar com água.
Lixas
- Utilização:
É usada para aumentar a aderência do produto e uniformizar a superfície.
Rolo de lã de carneiro
- Utilização:
Aplicação de tintas à base d?água, látex PVA, vinil-acrílicas e acrílica.
Limpeza:
- Lavar com água e sabão ou detergente.
Rolo de espuma
- Utilização:
Aplicação de tintas a óleo, esmaltes sintéticos, vernizes e complementos.
- Limpeza:
Lavar com solvente e depois com água e sabão ou detergentes.
Espátula
- Utilização:
Remoção de tintas velhas e aplicação de massa. São vários os tipos e tamanhos.
Desempenadeira de plástico
- Utilização:
Aplicação de massa corrida, massa acrílica e textura.
Limpeza:
Tirar o excesso de massa com uma espátula e lavar com água.
Pistola
- Utilização:
Aplicação de esmaltes, vernizes e tintas a óleo. A mais utilizada é a de pressão.
Air less
- Utilização:
Aplicação de qualquer tipo de tinta látex (PVA ou acrílica), esmaltes, vernizes e tinta a óleo em ambientes internos e externos nos locais de difícil acesso ou em grandes áreas.
As cores transmitem a essência dos espaços e podem representar diversos sentimentos: tranquilidade, aconchego, seriedade, diversão e alegria. A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento premium, traz inspirações da cultura brasileira por meio de cores vivas para incrementar a decoração e deixá-la com o estilo de cada morador.
As tonalidades vibrantes levam alegria e vivacidade ao ambiente. A dica é misturar as cores fortes, como o Samambaia ou Vermelho-Amor, com tons mais neutros, Nozes ou Creme de Milho, por exemplo. Esse contraponto pode ser feito entre as paredes e móveis ou com objetos de decoração, como um vaso, tapete ou peças que representam a cultura popular, tão rica no Brasil.
Almofadas bordadas, gravuras de cordéis e bonequinhos coloridos de cerâmica são ótimas opções para compor o ambiente com elementos do Norte e Nordeste do País. Para decoração de mesas e criado-mudo, combine um pano de crochê com o centro de mesa ou o abajur ao lado da cama.
Elementos mais rústicos da arquitetura colonial representam a cultura e história da região sul do Brasil. Cores fortes como o amarelo queimado Mostarda Dijon, o azul Oceano Pacífico e o vermelho Telha Nova fazem uma combinação perfeita com objetos de madeira, pedra e couro em cozinhas, salas e varandas.
Mesmo que a sua intenção não seja colocar a mão na massa, é importante o morador conhecer os passos de uma pintura bem-feita. Assim é possível avaliar o trabalho do pintor e, se preciso, solicitar reparos. Mas se você mesmo pretende executar o serviço, pois precisa economizar, César Dutra, gerente de vendas e marketing da Argalit preparou um miniguia para te ajudar a renovar a cor sem dor de cabeça. ?É possível renovar o visual de casa sem gastar com a mãe de obra. A economia pode ser de R$ 100,00 por parede?, avalia.
Passo a Passo
Escolha Certa
Na hora de escolher a cor das tintas ou até mesmo mudar a cor das paredes é comum surgir dúvidas. Todas as cores são bem-vindas, desde que crie uma harmonia com o ambiente. Para não errar, é preciso levar em consideração o local da aplicação, já que a cor é capaz de transformar o espaço, elas influenciam o humor e estimulam sensações. Por isso, as cores devem ser pensadas de acordo com cada ambiente.
Preparando a superfície
A superfície deve estar limpa, seca e isenta de gordura, graxa ou mofo. Limpar as paredes com água e sabão, porém em alguns casos existem manchas que não saem tão fácil. Fungos ou bolor devem ser lavados com uma solução de água e cloro em partes iguais, deixar agir por 15 minutos e depois enxaguar com água limpa e esperar secar. A base precisa estar firme e regular, livre de qualquer tipo de estufamentos.
Escolhendo pincéis e rolos
Se a necessidade é pintar grandes áreas, pode-se optar com a ajuda dos rolos. Para quem deseja trabalhar com tetos e paredes muito lisas com tinta plástica, pode contar com os rolos anti-gotas para ajudar minimizar a sujeira.
Finalizando
Arremate a pintura com os pincéis. Eles entram como auxiliares nos ajustes e acabamentos e são utilizados para pintar horizontalmente rente ao teto ou abaixo da faixa de gesso. Uma fita do tipo crepe ajuda muito a evitar que a pintura borre para áreas que não deveria.
Manutenção
É importante fazer limpezas constantes e acompanhar o envelhecimento da tinta. Quando necessário, faça reparos.
Que tal dar um efeito diferente para a sua parede neste verão? Com a pintura ou a textura decorativa, você pode transformar a decoração da sua casa e sem gastar muito. O trabalho não é complicado, mas, de acordo com a diretora de marketing da Castor, Cristina Czarlinski, exige bom jogo de cintura e criatividade.
- Como são diversos os efeitos que podem ser obtidos tanto na pintura, como na textura, a complexidade do trabalho depende muito do tipo de efeito que se pretende alcançar. Mas, de forma geral, a textura decorativa envolve a preparação da parede para aplicação de uma massa específica e, portanto, pode se tornar um trabalho mais complexo, principalmente para os usuários leigos. As pinturas decorativas podem ser feitas diretamente em superfícies que já estejam pintadas, sem manchas, rachaduras ou sujeira.
Antes de iniciar o trabalho, é preciso preparar a superfície escolhida. A começar pela limpeza de partículas de gordura, poeira, além de mofo, graxa e sabão. Se a parede for nova, é preciso esperar que o cimento seque por no mínimo 30 dias. Depois disso, recomenda-se lixar a superfície para remover qualquer resíduo.
Textura decorativa ? No trabalho de texturização, é preciso usar uma massa no revestimento de paredes que pode ser lisa ou fabricada com grânulos de cristais de quartzo. Durante a sua aplicação, o usuário consegue obter diversos tipos de efeito, que variam em função da ferramenta utilizada.
Para uso com massa para textura destacamos:
- As espátulas lisas e dentadas com as quais é possível se fazer efeitos ranhurados e desenhos decorativos, tais como bambu estilizado, casca de árvore, fibra, juta, quadriculados, entre outros.
- A desempenadeira com abas facilita a realização dos efeitos espatulados.
- Os rolos de espuma texturização são excelentes para se obter o efeito chapiscado.
- As desempenadeiras plásticas brancas com base rugosa facilitam a remoção das pedrinhas em texturas para realização do efeito grafiato.
Pintura decorativa ? Para a pintura decorativa não é necessário nenhum tipo de massa especial. Os efeitos são conseguidos através da aplicação de tintas, glaze ou gel com ferramentas especiais.
Para uso em pinturas decorativas:
- Espuma redonda texturizada com a qual você faz efeitos esponjados, pontilhados, tramas e pátinas.
- Desempenadeira revestida de borracha é ideal para fazer espatulados com estas tintas especiais. Lembrando ainda que esta ferramenta é utilizada para fazer o efeito envelhecido em texturas decorativas prontas feitas com massa.
- Rolete de aço para efeitos jeans.
Para paredes de alvenaria:
Os principais tipos são as tintas látex acrílicas, tintas látex PVA, tintas vinil-acrílicas e texturas. E ambientes internos, podem ser aplicados os três tipos de tinta látex - Econômica, Standard e Premium-, cabendo a cada consumidor, de acordo com seu gosto, a escolha da cor e do tipo de acabamento (fosco, acetinado e brilhante). Em ambientes externos (fachadas), em que existe a necessidade de maior resistência, em função do intemperismo, devem ser usadas as tintas classificadas como Standard e Premium. Existem ainda tintas para aplicações específicas, como para utilização em banheiros ou em imóveis no litoral, que têm características apropriadas para esses ambientes.
Tintas acrílicas são um dos tipo de tintas látex: existem tintas látex PVA e tintas látex acrílicas. A principal diferença entre elas é a resina utilizada. As tintas PVA usam acetato de polivinila, enquanto as acrílicas são à base de resina acrílica. Existem ainda as tintas vinil-acrílicas. Muita gente ainda acredita que as tintas acrílicas são indicadas para uso externo, enquanto as PVA estão restritas aos ambientes interno em função de fatores com lavabilidade e durabilidade. Essa informação nem sempre é verdadeira, pois existem tintas acrílicas econômicas, indicadas apenas para uso interior, assim como tintas látex PVA Standard e Premium, que podem ser aplicadas em fachadas sem nenhum problema.
Para as madeiras (portas, janelas, etc.): É sempre recomendado o uso de vernizes, stains, esmaltes ou tintas a óleo, que evitam rachaduras e trincas e as protegem de envelhecimento precoce, desbotamento e deterioração, repelindo a água e combatendo a formação de fungos, além de manter o ambiente agradável. Madeiras em áreas externas, expostas à ação do sol, chuva e maresia, devem receber atenção especial, com vernizes com filtro solar e esmaltes Premium.
A escolha do acabamento para a madeira (verniz, stain, esmalte ou tinta a óleo) depende do gosto pessoal e de fatores como o local de aplicação e o grau de proteção desejado. É preciso destacar que nem sempre a solução tecnicamente mais adequada será a que mais agrada ao cliente do ponto de vista estético. Da mesma forma, uma escolha feita levando-se em conta exclusivamente os aspectos estéticos poderá não trazes a solução para o problema existente.
Em termos de características e de efeitos estéticos, existem diferenças entre os três tipos de produto. Os stains colorem, são sempre foscos, não escondem o substrato e não formam filme sobre a madeira, conferindo um aspecto mais natural e rústico a ela. Já os vernizes podem ser usados, nas versões brilhante e acetinado, para dar um acabamento mais sofisticado, destacando o substrato. Diferentemente dos vernizes e stains, as tintas a óleo e os esmaltes escondem os veios da madeira e a colorem.
Para metais: Os produtos indicados são esmaltes e a tinta a óleo, tanto para o interior quanto para o exterior dos imóveis.
Tintas epóxi: São uma boa opção para a utilização em pisos, especialmente em locais de grande circulação, por apresentarem excelentes propriedades físicas, mecânicas e químicas (ou seja, têm excelente resistências à abrasão, aderência, dureza, resistência a água, etc.). São indicadas para áreas internas, pois a ação dos raios solares é danosa a essas tintas.
Massa corrida: A massa corrida (massa niveladora) é usada para corrigir imperfeições rasas no reboco, sendo indicada a massa exterior para superfícies externas e massa intereior para superfícies internas.
Após a aplicação da massa, deve-se esperar que seque para então lixá-la, respeitando o tempo recomendado pelo fabricante. Depois disso, deve ser retirado o pó com um pano limpo e então o local pode ser pintado.
Será que fazer pintura em uma parede que está com textura ou grafiato chega ser mais difícil do que uma parede lisa que tem apenas a massa corrida reboco? Veja algumas dicas de observações sobre pintura feita em cima de textura ou grafiato. Pintar parede com grafiato ou textura é mais difícil?
Fazer a pintura da parede de uma casa não é necessariamente uma tarefa muito difícil, especialmente se a parede tiver sido preparada com uso de massa corrida que deixa ela lisinha e com uma superfície bastante uniforme, facilitando muito a aplicação da tinta mesmo por pessoas que tenham pouca experiência com pintura imobiliária.
Textura e grafiato
Mas existem casos em que ao invés de massa corrida as pessoas aplicam uma textura ou o grafiato que também é um tipo de textura e nesses casos a pintura poderá exigir mais detalhes e tornar o processo um pouquinho mais trabalhoso do que se ela tivesse apenas com a massa corrida. A razão para esta conclusão é bastante simples, quando você aplica a tinta sobre a massa corrida não há nenhuma resistência da parede uma vez que ela está lisinha e à sua superfície está bastante uniforme, mas no caso de textura é exatamente o oposto, ou seja, a textura ou grafiato gera na superfície um ambiente bastante irregular o que dificulta não só absorção da tinta, como também o processo de aplicação uma vez que você tem mais dificuldade de chegar a todas as partes da parede onde precisa receber a pintura.
É mais difícil ou não?
Não chega a ser algo muito difícil ou muito diferente, mas o que acontece é que você precisa dar um pouco mais de atenção a aplicação da tinta na textura e passar o rolo mais de uma vez no mesmo local para permitir que a tinta alcance todas as partes da parede. No caso do grafiato história não é diferente e pelo fato de me provocar aquelas ranhuras na parede, o rolop precisa estar bastante molhado para permitir que alcance as partes mais fundas que arranhou provocou.
Algumas características
Parede lixa com massa corrida
É bem fácil de pintar, pois não há irregularidades na superfície do reboco, o rolo desliza suavemente e a tinta fica muito uniforme. Se você estiver usando uma boa tinta, inclusive, a aplicação é bem tranquila e não há muita dificuldade em fazer. Lembrando que tintas mais claras são mais fáceis de aplicar, uma vez que pequenas imperfeições não irão aparecer. Já as tintas com tons escuros exigem mais atenção pelo fato de que qualquer imperfeição ficará evidente.
Parede com textura
A textura é ótima para proteger a parede e não oferece muitas dificuldades para pintar, mas pelo fato dela formar uma superfície um pouco irregular, as vezes ao passar o rolo com a tinta, pode ser que não seja feito toda a cobertura que deveria, sendo necessário passar mais de uma vez, o que pode tornar o processo de pintura um pouco mais lento.
Parede com grafiato
No grafiato a situação é similar ao da textura, só que um pouco mais grave, especialmente para grafiatos com malha mais grossa onde são formados riscos bem profundos e portanto ao passar o rolo uma vez, as partes mais profundas dos riscos as vezes não são alcançadas pelo rolo. Então aqui é fato que exige mais dedicação para conseguir fazer uma boa pintura e consequentemente mais tempo também.
Evitar a pintura em dias chuvosos ou com ventos fortes, pois eles trazem poeira e outras sujeiras para a pintura. Também não é bom pintar quando a temperatura está muito baixa ou quando a umidade relativa do ar está acima de 90%.
Para a limpeza da superfície pintada, deve-se usar apenas água com detergente líquido e neutro e esponja macia. A limpeza deve ser feita de forma suave e homogênea, em toda a superfície pintada, enxaguando com água limpa. Não devem ser utilizados produtos abrasivos, que podem danificar a superfície pintada. Não é recomendado o uso de equipamentos que utilizam água quente ou vapor, pois podem gerar manchas.
1. O piso de cerâmica ou de concreto está desgastado? Você quer dar um "up" na decoração, mas está sem dinheiro? Que tal aplicar uma cor vibrante no piso? Com tintas específicas é possível dar vida nova ao ambiente de maneira econômica. Veja como é fácil a aplicação no passo a passo elaborado por Jocinei Baruci, químico do Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento da Suvinil.
2. Renove a cerâmica gastando pouco, pintando o chão.
3. Materiais: fundo branco epóxi (bi-componente + tinta) / bandeja para pintura / rolo para aplicação de tinta epóxi / fita-crepe / misturador de tinta / trincha / rolo de lã .
4. Após eliminar os resíduos de gordura e/ou pó com detergente e água ou apenas com um pano úmido, aplique o fundo epóxi na cerâmica, criando uma base aderente para a tinta acrílica. Antes de começar, proteja o limite das superfícies que não serão pintadas com fita-crepe e faça o recorte com a trincha.
5. Então, realize a pintura com o rolo para aplicação de epóxi, cobrindo bem toda a área que receberá a tinta acrílica. Essa etapa é fundamental, pois garantirá a durabilidade do acabamento, que é indicado para ambientes de médio tráfego (com resistência moderada à abrasão.
6. Aguarde o tempo recomendado pela fabricante para a secagem da camada epóxi e dê início à pintura acrílica. A tinta deve ser diluída segundo as indicações da embalagem. Assim como nas duas etapas anteriores, inicie o processo de cobertura contornando a área a ser pintada com a trincha.
7. Use o rolo de lã para pintar a superfície de cerâmica. Para que a distribuição da tinta na ferramenta seja uniforme, faça uso da bandeja para pintura.
8. Quando a primeira camada estiver seca ao toque (confira o rótulo para informações sobre o tempo necessário), aplique a segunda demão. E, se for necessário, passe uma terceira. Espere até a secagem total da tinta para começar a usar o ambiente.
9. O ambiente está no contrapiso (em cimento) ou tem chão de concreto ou, até, de tijolos? Dê um melhor acabamento à superfície, colorindo-a com tinta acrílica para pisos.
10. Materiais: bandeja para pintura / rolo de lã / fita crepe / fundo preparador / trincha / tinta acrílica para pisos.
11. Depois de fazer uma boa limpeza da superfície usando água e sabão ou uma jateadora, aplique o fundo preparador para agregar as partículas soltas e tornar a área a ser pintada compacta e homogênea. Deixe-o secar até o prazo determinado na embalagem. Esta etapa é muito importante para garantir a longevidade do acabamento.
12. Na sequência, assim que delimitar a área a ser pintada com fita-crepe e fazer o contorno com a trincha, aplique com o rolo a tinta acrílica.
13. Espere a tinta secar ao toque, seguindo as recomendações da fabricante. Então, passe quantas demãos forem necessárias para cobrir completamente a área, sempre respeitando o tempo de "cura" estipulado no rótulo. De acordo com Baruci, se usada corretamente, a tinta acrílica para piso tem alta durabilidade. Sua manutenção rotineira é a limpeza comum e, se a pintura desbotar ou descascar, basta aplicar apenas a tinta, não sendo necessários os fundos específicos aqui citados nos dois exemplos. [Créditos: Silvana Maria Rosso (reportagem visual e texto) / Suvinil (www.suvinil.com.br - consultoria e aplicação).
Enviado por:CONDOR TINTAS LTDA
O ideal é começar pelo teto, pintando depois as paredes. Em seguida, devem ser pintadas as portas, as janelas e no final os rodapés.
A pintura das áreas externas deve ser feita antes de pintar as áreas internas.
Para quem trabalha em casa, nada melhor do que um home office confortável para incentivar a produtividade nas atividades. Alguns elementos da decoração podem transmitir esta sensação e ajudam na organização do espaço. A Suvinil traz algumas dicas para ajudar na hora de decorar este ambiente, confira abaixo:
Apostar em tons mais neutros e terrosos é uma opção para quebrar a agitação do dia a dia e transmitir maior tranquilidade ao espaço. Neste caso, cores como Mostarda Dijon, Coco Queimado e Pasta de Amendoim são ótimas opções para trazer mais aconchego ao ambiente.
Tonalidades como Concha do Mar e Granizo, trazem mais seriedade e concentração ao home office. Para este efeito, a iluminação é outro fator muito importante. Um ambiente claro ajuda na realização das atividades, investir em luzes brancas, por exemplo, incentiva a produtividade e a atenção no trabalho.
Uma dica para quem precisa montar um home office em casa, mas conta com um ambiente menor, é segmentar um pequeno espaço com cor. O espaço pode ser criado numa pequena parcela da parede da sala, delimitado por uma cor de destaque na largura da mesa de trabalho. Uma prateleira na parede, como escrivaninha, e uma cadeira já podem transformar este ambiente.
Móveis funcionais são alternativas para economizar espaço e manter o home office organizado. Mesa com gavetas ou uma estante com muitos compartimentos podem ajudar da hora de arrumar os documentos. Uma dica para dar outra cara ao ambiente é pintar uma das mobílias do home office com tons de azul, que incentivam a criatividade. Tonalidades como o Azul Glacial e o Calça Jeans podem complementar a decoração e quebrar a sobriedade dos tons mais terrosos e neutros.
Para mais dicas, acesse: www.suvinil.com.br
Sobre a Suvinil
A Suvinil é a marca de tintas imobiliárias premium da BASF e lidera a participação no segmento. Hoje, a marca tem uma estratégia de negócio consistente, pautada em relacionamento com clientes, inovação e fortes investimentos. Adquirida em 1969 pela BASF, que entrava no ramo de tintas globalmente, a Suvinil possui mais de 50 anos de boas práticas, que resultaram numa completa linha de produtos constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. Seu portfólio, produzido nas fábricas instaladas em São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), atende todo o mercado nacional e é exportado para Paraguai, Venezuela, Cuba, Bolívia e alguns países da África.
- Sobre a BASF
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de ? 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.
Embora seja a cor básica das tintas em geral, foi-se o tempo em que os ambientes eram necessariamente brancos.
Como escolher a cor mais apropriada para um ambiente?
A aplicação de cores no ambiente pede equilíbrio: se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar o branco nas outras três.
A composição de tons de uma só cor também fica boa e pode ser feita mesclando os mais claros com os mais escuros.
Escolha um tom para servir de base e um mais vibrante para a parede, levando em conta a cor dos móveis e das cortinas.
Quem pretende ousar com matizes mais fortes ou vibrantes deve escolher a parede principal do ambiente (como a que fica de frente para a porta da entrada, que chama a atenção) e evitar destacar paredes recortadas.
Em ambientes pequenos, a regra geral é usar cores que "afastem", como o azul e o verde; se a intenção é estimular a sensação de aconchego, opte por cores escuras e vibrantes, como o vermelho e o amarelo.
No teto, dois truques básicos são usar uma cor mais escura para rebaixar o pé-direito (distância do piso ao teto) alto, ?diminuindo? o ambiente, e optar por uma mais clara de preferência branco para "ampliar" o espaço diminuto.
Uma regra para obter definição espacial é ter o piso mais escuro do que a parede, que deve ser mais escura do que o teto.
Na cozinha, fuja da ditadura do branco com detalhes em cores quentes estimulantes, como vermelho, laranja e amarelo.
O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela. A dica é pôr uma estante ou outra cor na parede.
Critérios para Avaliação e Comparação de Cores
Alguns fatores devem ser considerados na avaliação e comparação de cores:
Brilho
Se o brilho estiver diferente entre duas tintas que estão sendo comparadas, a cor pode ser exatamente a mesma, porém o aspecto visual pode induzir uma percepção desigual.
É necessário que as duas superfícies estejam a um mesmo angulo de observação e, de preferência, que se elimine o reflexo da luz incidente. O reflexo pode clarear a cor e provocar enganos.
Na comparação de tintas com brilhos diferentes o cuidado é o mesmo ? ou seja, na observação, deve-se procurar um ângulo que elimine o brilho.
Espessuras baixas da camada de tinta podem provocar erros em virtude de ficarem finas e deixarem transparecer a cor da superfície onde foram aplicadas.
Espessuras muito baixas podem provocar, também, mudança no brilho de tintas.
Cobertura
A baixa cobertura de uma tinta também pode conduzir a erros, pois a cor da superfície na qual foi aplicada transparece e prejudica a comparação de cores.
É possível que aplicando camadas adicionais ou em espessuras maiores a cor possa ser comparada sem problemas, mas para isto há necessidade de usar mais tinta do que o previsto.
Transforme a Área externa da casa no seu cantinho
A área externa da casa pode ser aproveitada de diferentes formas: para lazer, reunião familiar ou entre amigos, para um ambiente de descanso ou outras inúmeras opções para se tornar seu cantinho preferido. Mas antes de modificar esse ambiente, é importante definir qual sensação se quer transmitir no local. Além disso, por estar mais exposto, é fundamental escolher produtos específicos que protejam mais contra as intempéries, como a ação do sol, chuva ou sujeira.
Para proporcionar um ambiente de descanso, opte por tonalidades acolhedoras que proporcionem o equilíbrio. A cor verde Água-marinha, escolhida como tendência de 2016 pela Suvinil, por exemplo, é ideal para o ambiente. Ela é uma variação de tonalidade da pedra que leva o mesmo nome e transmite calma e tranquilidade ao ambiente. O ideal é compor o espaço com objetos que estimulem o descanso, como uma rede ou cadeiras confortáveis. Pedras e plantas também auxiliam na sensação de serenidade.
Se a ideia é fazer da área externa um local de integração com amigos e familiares, escolha cores que transmitam a sensação de descontração e diversão. Os tons Papoula, Apatita e Lenha ou Amarelo-bandeira, Vermelho-amor e Samambaia tornam o ambiente mais propício à integração entre as pessoas.
Antes de iniciar a pintura, é importante definir os produtos que serão utilizados. As áreas externas estão expostas a adversidades, sendo necessário o uso de produtos específicos que garantam mais resistência às ações do tempo. Suvinil Sempre Nova e Suvinil Proteção Total são tintas acrílicas premium, específicas para exteriores, que possuem tecnologias que garantem proteção e durabilidade da pintura. A Suvinil Sempre Nova contém uma tecnologia de nano partícula, exclusiva da Suvinil, que forma uma película que diminui a aderência da sujeira na superfície, facilitando a limpeza, que pode ser feita apenas pela água da chuva ou jato dagua. Já a Suvinil Proteção Total forma um filme 100% elástico e impermeabilizante, que impede a penetração da água e umidade, prevenindo infiltrações. Sua fórmula ajuda também na proteção contra o surgimento de mofo, garantindo maior durabilidade da pintura.
Para mais informações e dicas, acesse: www.suvinil.com.br/
Sobre a Suvinil
A Suvinil é a marca de tintas imobiliárias premium da BASF e lidera a participação no segmento. Hoje, a marca tem uma estratégia de negócio consistente, pautada em relacionamento com clientes, inovação e fortes investimentos. Adquirida em 1969 pela BASF, que entrava no ramo de tintas globalmente, a Suvinil possui mais de 50 anos de boas práticas, que resultaram numa completa linha de produtos constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. Seu portfólio, produzido nas fábricas instaladas em São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), atende todo o mercado nacional e é exportado para Paraguai, Venezuela, Cuba, Bolívia e alguns países da África.
Sobre a BASF
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de ? 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br
A vaselina nas dobraduras, o lote da tinta, a cobertura do rodapé: conheça os detalhes que separam os pintores amadores dos verdadeiros profissionais.
Mix de cores
Calcule a quantidade de latas de tinta que você vai usar. Se elas forem de lotes diferentes, pode haver uma diferença no tom da cor. Aí faça como os profissionais: misture tudo em um recipiente para igualar os tons e só então pinte.
Que papelão
Para cobrir o chão, jamais use plástico. Você vai acabar pisando na tinta úmida e sujando a casa. Quem conhece o assunto usa papelão ondulado, que é barato, absorve a tinta que cai e faz com que ela seque mais rapidamente.
Clima ameno
Confira a previsão do tempo. Se o clima estiver muito úmido, a tinta não seca. Já se o ar estiver seco ou quente, a tinta não se espalha e a parede fica manchada. Por isso, evite dias com umidade menor de 10%.
Esfrega
Limpeza é fundamental para evitar manchas na nova pintura. Se a parede estiver somente suja, água e detergente nela. Se estiver com mofo, use água sanitária. O desenho lindo que aquela criança pintou na parede com caneta colorida pode ser apagado com álcool. Já os rabiscos de caneta esferográfica só saem mesmo lixando.
No rodapé
Compre a fita crepe mais grossa que você encontrar para cobrir o rodapé. Tire o pó para que a fita grude melhor, e passe uma régua para garantir a aderência. E nada de lambança: comece pintando o centro da parede para então puxar a tinta em direção ao rodapé. Assim o pincel chega mais "seco" no chão.
Dobradura
Vai pintar a porta? Preste atenção nas dobradiças! Para protegê-las, passe vaselina líquida, que vai deixa-las oleosas e impedir que a tinta grude.
Raspadinha
Proteja a moldura da janela com fita crepe, mas nem perca tempo cobrindo os vidros. Eles só sujam com os pingos da tintura do teto. Para evitar isso, não passe o rolo em direção à janela, role no sentido contrário. Se mesmo assim caírem gotas, é simples: passe uma espátula de plástico para remover a tinta quando já estiver seca.
Truque de mestre
Primeiro passe um pincel nos limites da parede. Antes de deixar a tinta secar, já complete a área com o rolo. Espere 3 horas e repita a aplicação. A segunda demão elimina as diferenças entre os cantos, que foram pintados com pincel, e o centro, pintado com rolo.
Ilustração: Sattu
Fontes: Fátima Machado, supervisora SAC Coral; Fernando Alves, Pinturas Alves; Marcelo Ferreira Souza, diretor da Prime Reformas; e Thais Silva, coordenadora de serviços ao mercado da Suvinil.